Poços jorrantes viram atração turística no semi-árido do Piaui

INICIALMENTE queremos deixar claro que não estamos nos desviando de nosso propósito inicial, que é o de fomentar o turismo com nossas publicações periódicas. 

Acreditamos que temos também, a responsabilidade social de participar com algum conteúdo que, direta ou indiretamente, possa contribuir com o desenvolvimento do país ou tão somente de uma região. 

Nesse contexto estamos nos referindo à região do semi-árido brasileiro com sua permanente seca (escassez de água?!!) , politicas públicas incipientes e paliativas, (assistam os vídeos abaixo)



que tem de forma contínua, colaborado para o empobrecimento dos habitantes locais, justamente o contrário das promessas eleitoreiras dos nossos representantes no governo.



O fato é que presenciamos uma situação inusitada: 


água jorrando a céu aberto numa demonstração clara de desperdício do que existe de mais necessário naquela região, mais precisamente no município de Cristino Castro, no Piauí.

Acontece que esse não é o único poço jorrante. Existem mais de 800 poços como esse, segundo moradores, sem nenhum uso racional.  

Simplesmente existem. Existe até um marco com uma placa da ANA - Agência Nacional das Águas datada de 2004. Portanto, nesse poço em particular, podemos contabilizar 09 anos (alguns falam em 35 anos no total) de descaso com os "recursos hídricos" de responsabilidade dessa agência reguladora e demais instituições envolvidas no processo. Desnecessário aqui, enumerá-los e citá-los, assim seremos exaustivos. 

Verificamos ainda, inúmeros registros da mídia de um modo geral. Apelos de moradores através de blogs como o Diassis Lira  

Em julho de 2012, uma reportagem veiculada pelo Jornal Nacional. (Clique sobre o link para ver o vídeo na íntegra) informa que o serviço geológico brasileiro e o Ministério da Integração Nacional estão tomando providências para melhor uso dos recursos alí encontrados. 

Até hoje nada foi feito. 

Vejam mais fotos do local. 

Realmente é bonito de se ver, mas não como atração turística


Pegamos o carro e seguimos viagem com destino ao Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, também no Piauí, a cerca de 200 km. 




Esperamos que somadas a essa iniciativa, outras venham a acontecer para, de fato, não ficarmos apenas na promessa e esperança de dias melhores.

Muito precisa ser feito para atingirmos uma condição digna de nos sentirmos orgulhosos de nossos representantes no Planalto, nas Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais.

Temos que admitir nossa parcela de culpa por esses desmandos e desgovernos. Nós não sabemos cobrar o que eles, como nossos representantes, devem fazer. 

E fazer bem feito!

Mapa da Aventura no Google Maps




  






   





     


   

Comentários

Postagens mais visitadas