TURISMO: PARAIBA PARA VIAGENS E PASSEIOS


18.12.2008

Muito tem sido feito para alavancar o turismo na região. Ainda assim, comentários de movimentos oposicionistas sobre a nulidade dos esforços da gestão atual na promoção do turismo na Paraíba são inúmeros.

Porém, os números em estatísticas, os materiais que circulam nos hotéis, feiras especificas realizadas, road shows promovidos pelo trade turístico, milhares de profissionais empenhados nos trabalhos e ricos materiais – vídeos, CDs, DVDs, panfletos e outras mídias – demonstram uma realidade muito diferente dessa visão pessimista dos opositores do governo. A Paraíba está de parabéns. Vai muito bem, obrigado.

O hotel Tropical Tambaú, por exemplo, está “lotado” hoje (18.12.08) e com reservas que vão além do Carnaval 2009. Citamos este, apenas como referência, por se tratar de um ícone do turismo na Paraíba, que durante muitos anos, desde a década de 70, é marco na busca pelo reconhecimento público do potencial turístico local.

Os turistas estão nesse instante (12:40 pm) visitando os inúmeros pontos turísticos, almoçando nos mais de cem bons restaurantes, fazendo compras nas feirinhas de artesanato, visitando os museus ou em trânsito no interior dos mais de 1000 táxis existentes na capital.

“Roteiros turísticos para encantar você”

Esse é o título de um dos muitos folhetos que foram produzidos pela gestão atual e servem como material informativo promovendo o turismo paraibano.

Transcrevemos abaixo, na íntegra, na tentativa de colaborar na divulgação de um dos mais belos estados do Brasil: a Paraíba.

Roteiro: Entre o rio e o mar, séculos de cultura

Região Turística: Litoral – João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Conde, Pitimbu, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Baia da Traição, Marcação e Mataraca


Na Paraíba, até o sol levanta mais cedo. E motivo é o que não falta. Ao sul e ao norte, as paisagens são fantásticas, com praias de águas mornas e cristalinas, como a de Tambaba, onde a prática de naturismo é oficializada. Na capital, João Pessoa, não deixe de visitar o Extremo Oriental das Américas, na Ponta do Seixas. No final da tarde, o pôr-do-sol na praia fluvial do Jacaré é parada obrigatória. Mas as atrações do litoral paraibano não são apenas sol e mar. Os sítios e monumentos históricos garantem passeios inesquecíveis pelo passado das cidades litorâneas. Depois dessa viagem, não vai faltar história pra contar.
Roteiro: O Maior São João do Mundo

Região Turística: Agreste, Cariri e Sertão – Campina Grande, Bananeiras, Cabaceiras, Monteiro, Patos e Santa Luzia

No mês de junho, a Paraíba vira forró. Nas cidades do interior, as festividades juninas são a expressão máxima da cultura nordestina, unindo elementos regionais da música, dança, gastronomia, artesanato e poesia. Em Campina Grande acontece o Maior São João do Mundo, evento que tornou a cidade conhecida em todo o país. A festa, que tem duração de trinta dias, atrai turistas do Brasil inteiro e conta com atrações que vão desde as quadrilhas juninas até os grandes shows de artistas nacionais. Arraste o pé pra cá.

Roteiro: Paraíba. Destino ideal para o seu evento

Região Turística: Litoral e Agreste – João Pessoa e Campina Grande

João Pessoa e Campina Grande são os principais pólos captadores de eventos na Paraíba trabalhando de forma permanente o turismo de negócios com a realização de exposições, seminários e congressos. A tranqüilidade que se encontra nessas cidades, a proximidade dos equipamentos turísticos com relação aos locais dos eventos e a receptividade da população fazem da Paraíba o lugar ideal para realização de eventos. Em João Pessoa a maioria deles acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego. A construção de um moderno Centro de Convenções também está sendo viabilizada. Já em Campina Grande o local escolhido é o Centro de Convenções Raymundo Asfora que conta com avançados equipamentos.


Roteiro: Histórico e Pré-Histórico da Paraíba



Regiões Turísticas: Agreste, Cariri e Sertão – Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Areia, Serraria, Ingá, Fagundes, Queimadas, Cabaceiras, Serra Branca, Boa Vista, Pocinhos, Araruna, Sousa, São João do Rio do Peixe, Vieirópolis, Aparecida, Guarabira, Pirpirituba, Bananeiras, Santa Luzia, São Mamede, Maturéia, Coremas, Taperoá, Sumé, Monteiro, São João do Cariri e Boqueirão


Para quem gosta de viajar no tempo, o interior paraibano é o lugar ideal. A pré-história, por exemplo, pode ser revisitada através de toda paisagem da região. No Lajedo do Pai Mateus, localizado em Cabaceiras, e no Vale dos Dinossauros, situado em Sousa, é possível encontrar pinturas rupestres em grandes formações rochosas e vestígios de animais pré-históricos de 120 milhões de anos. Os municípios do Agreste, Cariri e Sertão ainda oferecem opções nos segmentos do turismo de aventura e do turismo religioso. Outra boa pedida é passear pelos engenhos da região e apreciar as delicias derivadas da cana-de-açúcar. Esse roteiro é a garantia de uma doce visita ao passado.

As opções de passeios são tantas e tamanhas que se esqueceram de citar as trilhas ecológicas, perfeitas para caminhadas, no coração de João Pessoa. Fica no Jardim Botânico dentro de uma Reserva Florestal, passeio muito apreciado pelos turistas estrangeiros.

Outra atração é o Sitio Arqueológico da Itacoatiara de Ingá, pedras com inscrições rupestres em baixo relevo – as únicas no mundo com esse tipo de escrita sendo, também, o maior monumento do gênero nas Américas - situado a cerca de 90 km de João Pessoa. Bem pertinho da capital.

Venha você também, conhecer. Você vai voltar pra casa encantado com tanta beleza. Nós temos todo o tempo do mundo para lhe mostrar nossa casa, nossa cara e nossa vida.

“A hospitalidade é uma das marcas registradas dessas pessoas...” – palavras de muitos de nossos visitantes.

E o que é melhor: você vai conhecer tudo que quiser, sem pressa. Aqui você vai saber o que é tranqüilidade...

Seja Bem Vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas