LEITURA DE BORDO: "Quem espera sempre cansa"


Há algum tempo, cerca de quatro anos para ser mais exato, visualizamos a necessidade de atender com nossos serviços de táxi, um público que precisa de mais mobilidade que qualquer dos mortais comuns.

Por Luiz Correia – 23/09/2008

O projeto da Táxi Company consistia em oferecer o táxi com tarifa subsidiada em 50%, pelo poder municipal, aos portadores de necessidades especiais. Seria feito um cadastro de todo aquele que se enquadre no perfil acima e confeccionado um cartão de identificação com um código específico para evitar uso indevido desse beneficio. Critérios de utilização do serviço seriam impostos. Dentre eles:

1. Para ir ao trabalho, dentro do perímetro urbano;
2. Para ir estudar em escola, faculdade ou curso de qualquer natureza; e
3. Para tratamento de saúde, (ex.: fisioterapia ou tratamento de qualquer natureza clínica).

Com relação aos profissionais, estes seriam selecionados a partir de requisitos preestabelecidos e posteriormente treinados para atender pessoas tão especiais.

Note-se aqui que são especiais não por serem diferentes no aspecto físico, mas sim pelas qualidades que demonstram em superar desafios. Surpreendem a todos quando provam que o espírito é mais e maior que a matéria. E, não se cansam porque não esperam. Mas, fazem acontecer...

Inspirados nesses vencedores nos sentimos motivados a, num gesto solidário, somar esforços na idealização e concretização desse empreendimento. Temos as nossas limitações em função das leis municipais que regem o mercado de táxi, caso contrário, já teríamos avançado muito mais do que pudemos fazer até hoje.

Não foi muito o quanto conseguimos após os esforços e insistentes apelos. No entanto, o primeiro passo foi dado. Temos consciência que estamos apenas no começo da corrida por um mundo melhor, para todos.

Leia abaixo, o que foi realizado.
_______________________________________________________________________________

Vereador propõe criação de serviço de táxi adaptado para atender as pessoas com necessidades especiais

O vereador Hervázio Bezerra (PSDB) divulgou hoje (19), durante a sessão especial que discutiu as dificuldades e os avanços vivenciados pelas pessoas com deficiência de João Pessoa, um projeto de lei de sua autoria que prevê a instituição do serviço especial de transporte individual de passageiros em táxis para atender as pessoas com necessidades especiais.

Por Cristina Fernandes – 19/09/2008

Segundo o parlamentar, o projeto já está em tramitação na Câmara. “Alguns taxistas de João Pessoa, ao pararem para pegar seus passageiros, quando percebem que são deficientes físicos, querem cobrar um valor mais elevado, diferenciado, justificando o trabalho extra que terão para transportá-lo. Não existe nenhuma lei que obrigue os taxistas a transportarem as pessoas com deficiência. Quem faz isso, faz por solidariedade. Sabemos que o Rio de Janeiro e São Paulo já dispõem de uma frota adequada para o transporte do portador de deficiência. Atualmente, são muitos os obstáculos e dificuldades enfrentados pelos portadores de deficiência, não somente no transporte como na acessibilidade”, problematizou.

O projeto do vereador tucano diz que o serviço especial de transporte individual de passageiros em táxis visa atender às exigências de deslocamentos das pessoas com necessidades especiais, portadoras de deficiência física temporária ou permanente, idosos e outras pessoas com dificuldade de mobilidade. O serviço não será considerado de caráter exclusivo e para a sua prestação, os veículos deverão estar adaptados com plataforma elevatória na extremidade traseira ou lateral, conforme planta do equipamento a ser aprovada pela STTrans (Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa), bem como atender às determinações e especificações técnicas estabelecidas pelo órgão.

Fonte: Paraíba.com http://www.a-paraiba.com/diretorio/gotoframe.php?id=8
___________________________________________________________________________________

Táxi Especial


Publicado em 04/06/2008

Há um ano a Prefeitura do Rio oferece às pessoas portadoras de deficiência o serviço de táxi adaptado. O projeto é uma iniciativa das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Transporte, em parceria com a Especial Coop Táxi RJ. O Táxi Especial funciona 24 horas por dia e pode ser solicitado pelos telefones 2585-5577 ou 3295-9606. O agendamento de corridas pode ser feito das 7h às 23h.

Durante a ligação o atendente da cooperativa solicitará informações como, nome, endereço, horário da corrida e local de destino. As formas de pagamento disponibilizadas são em dinheiro e cheque (apenas para os clientes já cadastrados). A partir do dia 16 de maio a tarifa passou a ser diferenciada em relação aos táxis comuns, sendo o valor da bandeirada de R$5,70, e o quilômetro, R$2,20, independente do horário ou dia da semana.

O serviço de Táxi Especial já conta com 932 usuários cadastrados e já atendeu a mais de 16 mil chamadas. Atualmente circulam pela cidade 16 carros adaptados.

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/pcrj/destaques/servicos/destaque_taxi.shtm
(Postado em 03/08/2008)

_____________________________________________________

(Comentários: Aguarde. Breve colocaremos um pauta referente ao tópico acima, na cidade de João Pessoa – PB .)

Comentários

Postagens mais visitadas